Arquivo de Gabo colocado online pela Universidade do Texas

Arquivo de Gabo colocado online pela Universidade do Texas

Ver en directo sepelio de Gabriel García Márquez
A Universidade do Texas decidiu disponibilizar gratuitamente mais da metade do arquivo de 27 mil páginas do Nobel em Literatura Gabriel Garcia Márquez, embora a obra ainda esteja protegida pelos direitos de autor.

Há manuscritos, fotografias, guiões e cartas, bem como anotações pessoais e memórias recolhidas em 22 cadernos, escritos em inglês e em espanhol. O Centro Harry Ransom, daquela universidade, adquiriu o arquivo literário do autor em 2014 por 2 milhões de dólares.

O arquivo foi aberto em 2015 para investigações académicas e, desde então, tornou-se numa das coleções com maior circulação dentro da academia. Ultrapassada a questão dos direitos de autor, com a anuência da família que “reconheceu este trabalho como uma prestação de serviço aos leitores de Gabo em todo o mundo”, como refere Steve Enniss, diretor do centro, ao New York Times, resta agora esperar que o arquivo seja ainda mais utilizado, por todo o mundo.

“Qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode ter uma visão aprofundada do arquivo de García Márquez”, refere, por seu turno, Jullianne Ballou, bibliotecária do projeto Ransom Center: “Abrangendo mais de meio século, o conteúdo reflete a energia e a disciplina de García Márquez e revela uma visão íntima de seu trabalho, família, amizades e política.”

O arquivo Gabriel García Márquez do Harry Ransom Center da Universidade do Texas pode ser encontrado aqui.

Filinto M